Incineração do lixo
A Incineração do lixo é uma prática muito antiga para a eliminação do lixo, principalmente em áreas rurais, é a queimada desse material. Porém, quando feita de forma “artesanal”, traz ao meio ambiente mais prejuízos que benefícios. Uma sugestão para a resolução desse problema é a incineração do lixo.
Incineração é o processo de queima do lixo a altas temperaturas. O objetivo principal de tal procedimento é a redução do volume de lixo. O principal problema oriundo desse processo é a poluição do ar devida aos gases liberados durante a combustão e a resíduos que passam pelos filtros e não são capturados, mas esse transtornos são, em sua maioria, gerados por mão de obra desqualificada e não como consequências diretas do processo.
Processo
A incineração controlada acontece em equipamentos denominados incineradores, nos quais, o material é queimado a temperaturas acima de 900 ºC. Utiliza-se uma quantidade apropriada de oxigênio para se conseguir uma combustão adequada do lixo a ser incinerado.
A matéria orgânica presente em meio ao material incinerado transforma-se em dióxido de carbono, vapor de água e cinzas. O ideal é que no lixo reservado à incineração não existam elementos como casca de frutas, legumes e resíduos úmidos em geral, pois sua presença reduz a temperatura, o que pode influenciar negativamente no processo.
A incineração reduz o volume do lixo em, aproximadamente, 70%. Essa redução traz um grande bem: a diminuição de espaços para aterros sanitários.
Que vantagens isso traz ?
Observe algumas de suas vantagens
A incineração também destrói as características perigosas do lixo, por isso ela é indicada quando o lixo possui alta periculosidade como é parte do lixo hospitalar e industrial.
A incineração destrói a matéria orgânica do lixo e o esteliriza.
A energia calorífica proveniente do processo de incineração pode ser transformada em vapor ou em eletricidade.
Dentre as desvantagens da incineração do lixo estão
O processo de incineração exige a presença de pessoas treinadas.
A incineração libera gases que podem poluir a atmosfera provocando impactos ambientais.
Os gases resultantes da incineração são bastante tóxicos, por isso devem passar por um processo de tratamento.
A escória resultante da incineração também deve ser tratada.
Todos os itens selecionados acima causam um encarecimento do processo de incineração, fato que – além da poluição – pode torná-lo inviável.
Uma variante da incineração é denominada co-incineração. Nesse caso, são usados fornos industriais para a queima dos resíduos. Esse processo traz vantagens como a redução dos custos do processo. Enquanto uma incineradora clássica deve desembolçar uma alta quantia de dinheiro para a realização da manutenção, uma incineradora industrial tem custos reduzidos e muitas delas possuem meios para transformar a energia calorífica em eletricidade, além de filtros que evitam a contaminação atmosférica.
Dessa forma, a incineração é um processo que diminui o volume do lixo e destrói o lixo de alta periculosidade, mas é altamente poluente e dispendiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário